quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O caminho do amor é sofredor...


Hoje me perguntaram porque o amor é sofredor.

("O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. "
1 Coríntios 13:4)

Pois então, o apóstolo Paulo tinha toda a razão em qualificar o amor assim, mas errados estamos nós em entender esse sofrimento do amor, tal qual aquele sofrimento das paixonites nossas do dia-a-dia. Esse sofrer é diferente. 

Explico. Esse sofrer do amor de que Paulo fala é como o sofrer de uma amostra num ensaio de resistência múltipla. 

Imagine uma rodovia nova, asfalto nivelado, sinalização perfeita, segurança perfeita, tudo perfeito e novo. Ai vem um monte de veículos, chuva, sol, vento, carros novos, carros velhos , caminhões com carga excedente, calor e frio. 

O asfalto sofre ou não sofre com tantas agressões?

Na minha bíblia, o subtítulo deste capítulo diz que o amor é um caminho sobremodo excelente. 

Agora pense se você estiver numa rodovia SP-348 (da Bandeirantes), por exemplo, é tão boa, tão bem cuidada que mesmo que seu carro não esteja lá muito bom, você sabe que num caso de pane, você estará amparado e encontrará auxílio. 

Mesma coisa se escolher trilhar o caminho sobremodo excelente do amor, ainda que as coisas não estejam tão bem como deviam, há socorro pra você.

Mas caso você não saiba onde está o amor, leia a bíblia, o apostolo João tem uma resposta: "Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados." 
1 João 4:10

Meu irmão, Deus pavimentou um caminho excelente pra nós andarmos nele. 

Isso é glorioso! 

Só que esse pavimento divino teve que passar por um ensaio de resistência por mim e por você, como foi profetizado pelo profeta Isaías:

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.
Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca.
Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido.
E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.
Todavia, ao SENHOR agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do SENHOR prosperará na sua mão.
Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si.
Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores. 
Isaías 53:4-12


Agora se depois disso tudo, se você quiser entender qual é o problema do mundo, o diagnóstico é fácil: 

"Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor." 1 João 4:8

Amém

Por Andrea Fiuza