quinta-feira, 18 de outubro de 2012

16 coisas que eu estou procurando em um pregador. Mark Driscoll


1.    Fale-me sobre Jesus. Ligue tudo a Jesus. Se você  menciona pouco Jesus, você precisa fazer algo diferente de pregar. E me diga que Jesus é uma pessoa, não apenas uma ideia  Ajude-me a conhecê-lo, não só, mas também gostar dele.

2.    Tenha uma grande idéia. Largue todas as suas outras idéias, sobre a idéia dos grandes. Caso contrário, você vai me perder ou me aborrecer.

3.    Chame a minha atenção nos primeiros 30 segundos, sem ser enigmático. Comece a trabalhar. Não fique de "blá ​​blá blá" , nem dando voltas, batendo papo, ou fazendo anúncios. Isso vai me fazer começar a verificar o minhas mensagens no telefone. Chame a minha atenção, e vamos começar a trabalhar.

4.    Traga-me junto teologicamente e emocionalmente. Pregação não é um comentário. Comentários são chatos, são para nerds... Seu trabalho é fazer o trabalho nerd e trazê-lo à vida. Levante sua voz, ganhe minha afeição, e traga uma Palavra viva.



5.    Faça-me gostar de você, confiar em você, e respeitá-lo, de modo que eu não queria dispensa-lo. Se você quiser que eu siga você, você tem que me prender nesse ponto.

6.    Evite jargão cristão e explique os seus termos. Uma pessoa comum não tem ideia do que significa comunhão, ou até mesmo  Deus, por essa matéria. Então, diga-nos do que você está falando e não pense que temos o mesmo vocabulário que você.

7.    Ainda não tenho opinião, tanto quanto uma direção e um destino. Leve-me a algum lugar. Leve-me para um lugar de condenação,  compaixão,  conversão, etc

8.    Não me mostre como você é inteligente, porque me faz sentir burro. Suponho que você é inteligente, já que você está de pé conversando e estamos todos sentados ouvindo. Se você citar as palavras de alguma língua que eu não sei, ou citar caras mortos para mostrar que você é um gênio, que me faz sentir idiota, e eu não gosto nada disso. Não se saia como aquele garoto de escola, que  todos  nós queríamos dar um soco a cada vez que levantava a mão.

9.    Convide os perdidos a salvação. Algumas pessoas no lugar não são cristãos. Então, diga-lhes como se tornar um. Fale sobre o pecado, Jesus, e arrependimento. Em algum ponto em cada sermão, apenas faça isso. Se você fizer isso, as pessoas vão trazer amigos perdidos. Não seja um covarde.

10.  Quer seja um casamento ou um funeral, seja emocionalmente envolvente e convincente. Alguns sermões são um funeral-condenatório, profundo, difícil ouvir, outros são um casamento interessante, estimulante e motivador. Escolha um caminho emocional. Tenha uma trajetória emocional para o sermão, não apenas um ponto teológico. Se você passar no teste e começar a pregar publicamente, tenha o fluxo de todo trabalho emocional. Se fizermos músicas de casamento depois de um sermão fúnebre, será emocionalmente confuso. Da mesma forma, se nós estamos cantando hinos melancólicos após um sermão motivacional , também sera emocionalmente confuso.

11.   Confira com alguém próximo,  desde suas roupas ao corte de cabelo para apresentação geral. Você não precisa ser um modelo, mas você deve estar apresentável. Se você tem cabelo desarrumado,  mosca voando ao seu redor, perde suas anotações, seu sapato está desamarrado, sua bateria microfone acaba, e você diz: "Hum," porque você não está preparado, eu sinto muito por você, mas eu não estou seguindo você, porque você não parece ter um lugar de destino.

12.  Diga a verdade e não seja um covarde. Olhe-me nos olhos e não vacile. Não peça desculpas pelo que a Palavra de Deus diz - diga.  Diga o quanto é verdade. Claro, eu posso desprezá-lo, mas pelo menos eu vou saber o que Deus disse. Supere o seu medo de homens, mesmo que eu odeie você.

13.  Se você se perder ou se atrapalhar, faça piada sobre si mesmo e me mantenha interessado. Eu sei que em algum momento você vai errar. A Bíblia é perfeita, você não é. Me faça  rir de você, e com você, e eu vou confiar em você.

14.  Não basta pregar o arrependimento, você tem que praticá-lo. Não fale dos pecados outros e não fique encobrindo seu próprio pecado. Não me diga todas as vitórias que você teve ou que o seu pecado foi a muito tempo atrás. Jesus é o herói, não você. Eu não confio em presunçosos, pessoas religiosas que pregam como são grandes e o que devo fazer para ser como eles. Não seja um bajulador.

15.   Responda algumas perguntas. Você sabe quando a maioria de nós, está voltando para trás, pergunte, discorde ou fale com convicção. Então, antecipe minhas duvidas e responda  algumas. Trabalhe comigo um pouco, trabalhe sobre mim até que eu ceda e obedeça a Deus. Mas, você tem que trabalhar para isso.

16. Tenha presença e o poder do Espírito Santo em você e através de você. Estou olhando para ver se você tem isso . Eu não posso explicar isso , mas eu sei que quando eu vejo isso em alguém .


Mark Driscoll